1. Projeto do Circuito Hidráulico da Vidigueira e Bloco beneficiará uma área total com cerca de 2190 ha, procurando superar constrangimentos existentes em certas zonas do EFMA e satisfazer pedidos dos agricultores. 

2. Reforço da capacidade de adução da estação elevatória dos Álamos, através da instalação dos dois últimos grupos de bombagem projetados para esta infraestrutura, permitirá o funcionamento pleno, com a potência inicialmente prevista. 


O Governo autorizou, no âmbito do Programa Nacional de Regadios (PNRegadios), um investimento superior a 13,7M€ para execução da 2.ª fase do Circuito Hidráulico da Vidigueira e Bloco. Foi ainda autorizada a despesa num valor de mais de 16M€ relativa ao reforço da capacidade de adução da Estação Elevatória dos Álamos — grupos 3 e 4.

O Projeto do Circuito Hidráulico da Vidigueira e Bloco (2.ª Fase) está integrado no subsistema de Alqueva e insere-se na expansão do regadio do Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva (EFMA). Localizado nos concelhos de Cuba e Vidigueira, este projeto beneficiará uma área total com cerca de 2190 ha, pretendendo contribuir para a resolução de constrangimentos existentes em certas zonas do EFMA e, consequentemente, satisfazer pedidos dos agricultores das áreas a beneficiar.

Recorde-se que, na 1.ª fase do Projeto do Circuito Hidráulico da Vidigueira e Bloco, foi construída a central fotovoltaica flutuante de Cuba-Este, com financiamento aprovado através de candidatura no 1.º Aviso ao PNRegadios, a qual se encontra em plena exploração.

Quanto ao reforço da capacidade de adução da estação elevatória dos Álamos, uma das maiores da Europa e responsável pela adução de água de Alqueva às barragens dos Álamos, mediante este investimento e através da instalação dos dois últimos grupos de bombagem projetados para esta infraestrutura, a estação poderá funcionar em pleno, com a potência inicialmente prevista.