A Magos IS e a sua representada Rivulis realizaram duas jornadas formativas sobre manutenção preventiva de sistemas de rega, em Salvaterra de Magos e em Beja, nos dias 12 e 13 de março, no âmbito do seu projeto de partilha de conhecimento em regadio eficiente.

A Rivulis, fabricante líder mundial de sistemas de rega para a agricultura, apresentou a nova bomba doseadora elétrica solar Tefen E-300 para fertirrigação. Este equipamento opera com um baixo nível de energia – cerca de 90 watt –, exigindo por essa razão uma reduzida superfície de painéis solares, e permite operar em locais onde não há energia elétrica da rede. A Tefen E-300 garante uma injeção mais precisa dos fertilizantes no sistema de rega, sendo o caudal regulável, entre 10% e 100%, através da variação do ritmo dos impulsos de injeção.

A Rivulis conta atualmente com uma equipa alargada de quatro técnicos em Portugal, permitindo-lhe um melhor apoio técnico e acompanhamento dos clientes e uma maior divulgação da sua gama de produtos. A nível ibérico criou a equipa Grower Solution para estar mais próximo dos agricultores.

Nestas jornadas formativas foi sublinhado que a manutenção dos sistemas de rega deve ser realizada sempre de forma preventiva, de modo a prolongar a vida útil dos equipamentos e dos emissores de rega e a poupar custos com intervenções corretivas e substituição de componentes.

“Um sistema de rega sem manutenção regular pode ter uma vida útil máxima de 5 anos, enquanto um sistema de rega em que a manutenção é cumprida à risca pode durar mais de 10 anos”, explicou Pedro Guerra, coordenador comercial da Magos IS para o Alentejo, Beira Interior, Algarve e Espanha.

A equipas da Rivulis apresentaram casos práticos de como solucionar diferentes avarias habituais nos sistemas de rega, informação que foi considerada muito útil pelas várias dezenas de agricultores e técnicos agrícolas que participaram nestas sessões formativas.

Antes de iniciar a campanha de rega é imprescindível fazer a manutenção dos filtros do sistema de rega, desmontando e limpando os anéis ou os cartuchos, ou substituindo a areia, no caso de filtros de areia.  A aplicação frequente de ácidos e peróxidos, durante a campanha de rega, garantirá a diluição da matéria orgânica e de outros resíduos, evitando entupimentos nos emissores de rega.

A verificação e a vigilância do sistema de bombagem ao longo da campanha de rega é fundamental: ruídos estranhos que possam surgir nos rolamentos, a pressão da água, a altura manométrica e o débito de água no empanque. Nas bombas submersíveis é aconselhável fazer revisão aos hidráulicos a cada três anos.