A iniciativa B-RURAL iniciou 2024 com um processo de auscultação abrangente, envolvendo as diversas fileiras do setor agrícola e florestal. O objetivo central das sessões são alinhar as mensagens da iniciativa, procurando uma comunicação coesa e unificada em nome de todo o setor.
A B-RURAL aspira a ser mais do que uma iniciativa da CONSULAI, pretende ser um reflexo e uma comunicação a uma só voz. Desta forma, as sessões de auscultação tornaram-se vitais, sendo uma plataforma relevante para a recolha de contributos dos agentes do setor.
A primeira destas sessões foi dedicada à fileira da Produção Animal, realizada no passado dia 10 de janeiro, na sede da APORMOR em Montemor-o-Novo. Este evento marcou um passo significativo no desenvolvimento da iniciativa B-RURAL. Com a participação de trinta e oito intervenientes de relevo, a sessão proporcionou discussões esclarecedoras centradas no B-RURAL e nas temáticas de comunicação específicas para a Produção Animal.
Mas o que é o B-RURAL?
O B-RURAL é uma iniciativa promovida pela CONSULAI e cofinanciada pela Comissão Europeia, que visa valorizar a agricultura e a floresta, enquanto atividades que evoluem para assegurar estabilidade. O B-RURAL promove diversas atividades, não apenas para dar a conhecer a evolução da agricultura e da floresta, mas também para destacar a sua importância singular.
A iniciativa arrancou o ano de 2024 com um conjunto de sessões com agentes do setor agrícola e florestal, com o objetivo de identificar de forma alinhada os indicadores que comuniquem a evolução destas atividades. Além das fileiras como o olival, os cereais, a floresta, a vinha e as frutas e hortícolas, o B-RURAL fez também a auscultação do setor da Produção Animal numa sessão A iniciativa B-RURAL iniciou 2024 com um processo de auscultação abrangente, envolvendo as diversas fileiras do setor agrícola e florestal. O objetivo central das sessões são alinhar as mensagens da iniciativa, procurando uma comunicação coesa e unificada em nome de todo o setor. B-RURAL ausculta o setor da agricultura e da floresta realizada na APORMOR.
A escolha estratégica da APORMOR como local do evento, dada a sua proeminência junto do setor da produção animal e a relevância regional, contribuiu para o sucesso do workshop. A receção calorosa e o espírito colaborativo proporcionados pela APORMOR permitiram uma participação frutífera, sublinhando a sinergia entre a APORMOR e a iniciativa B-RURAL.
As palavras de boas-vindas de Rui Almeida (CONSULAI) e Joaquim Capoulas (APORMOR) estabeleceram um tom positivo para a sessão, enfatizando os esforços colaborativos de ambas as entidades. A diversidade de participantes, incluindo representantes de associações de produção animal, instituições académicas e stakehoders da indústria, assegurou um diálogo abrangente e inclusivo. Os resultados da atividade destacaram desafios e oportunidades chave a considerar na comunicação da iniciativa.
Para a organização, os exercícios de perguntas abertas proporcionaram uma camada adicional de contributos, capturando mitos prevalentes associados ao setor pecuário. Abordar essas conceções errôneas tornou-se parte integrante do objetivo mais amplo de comunicar mudanças positivas e promover uma compreensão informada acerca da evolução do setor da agricultura e da floresta.
A sessão dedicada à fileira da Produção Animal serviu como plataforma para discussões robustas, colaboração e planeamento estratégico. Os resultados foram contribuições valiosas para a iniciativa B-RURAL e alinham-se com os objetivos do setor de promover uma comunicação incisiva e eficaz, com enfoque nos temas privilegiados pelos participantes.
2 thoughts on “B-RURAL ausculta o setor da agricultura e da floresta”
Comments are closed.