O Programa de Melhoramento Genético do Arroz é desenvolvido pelo INIAV e pelo COTARROZ e tem como objetivo desenvolver novas variedades de arroz portuguesas que sejam mais resistentes a doenças e aos constrangimentos ambientais e que atinjam produtividades competitivas e boa qualidade do grão, o que beneficiará diretamente os agricultores portugueses e os consumidores. O programa desempenha um papel crucial no aumento da sustentabilidade e da produtividade da cultura do arroz em Portugal, tornando-se uma iniciativa valiosa para o setor agrícola toda a fileira orizícola nacional.

Foram conduzidos ensaios que avaliaram 53 genótipos e 8 variedades comerciais, com foco em produção, rendimento industrial, ciclo e resistência a doenças.

A média de produção foi de 7035 kg/ha, com destaque para genótipos das variedades Carolino, Médio e Agulha, alguns dos quais superaram variedades comerciais em diversos parâmetros.

Ensaios multilocais e testes de adaptação estão em andamento para validar e inscrever as novas variedades no Catálogo Nacional.

No documento abaixo estão presentes os resultados do Programa de Melhoramento na campanha agrícola de 2023.

→ Consulte aqui o documento oficial (formato .pdf)

Conteúdos relacionados:

“O Arroz Português – Um Mundo Gastronómico”, um guia completo com tudo sobre o arroz

Soluções na cultura do arroz: Perspetivas a curto prazo

One thought on “Resultados 2023 do Programa de Melhoramento Genético Nacional

Comments are closed.