O PAPEL FUNDAMENTAL DA DIGITALIZAÇÃO PARA O FUTURO DA AGRICULTURA
Na sua intervenção durante a III Semana da Agricultura da UTAD, Jorge Neves, da ISAGRI, transmitiu aos alunos o papel fundamental da digitalização para o futuro da agricultura. Com mais de 35 anos de experiência no setor e presença em Portugal desde 1992, a ISAGRI tem acompanhado de perto esta evolução tecnológica no mundo agrícola.
Jorge Neves salienta que cada vez mais agricultores aderem às ferramentas digitais, reconhecendo o seu valor na melhoria da gestão técnica e económica das explorações. A digitalização, explica, “permite o acesso a informações relevantes para a tomada de decisões diárias e facilita o cumprimento de exigências legais e administrativas, como os cadernos de campo e certificações”.
Para Jorge Neves, a digitalização começa com o registo organizado das atividades agrícolas, criando uma base sólida de dados que permite avaliar o desempenho. A partir daí, entram as tecnologias complementares como estações meteorológicas, sondas, drones e sistemas de apoio à decisão, que ajudam a melhorar a eficácia no terreno. “O cerne está em ter o controlo mais eficaz possível de todas as atividades”, afirma. Por fim, sublinha ainda o impacto das tecnologias emergentes, como satélites e inteligência artificial, que permitem prever condições e antecipar problemas. Apesar dos progressos, Jorge Neves acredita que há ainda muito espaço para crescer na digitalização agrícola, tanto em Portugal como nos restantes países europeus onde a ISAGRI está presente.


