Pedro Siza Vieira, ex-Ministro da Economia

“Aquilo que vimos, que temos estado a ver neste Congresso e que eu pude também partilhar na minha intervenção, é que de facto, este setor teve anos muito bons nestes últimos tempos, mas está confrontado com desafios muito grandes, que têm a ver com as alterações geopolíticas, com os confrontos entre grandes potências, que às vezes fazem com que um mercado em que se estava a apostar, de repente, esteja mais fechado, que seja mais difícil ter acesso a matérias-primas, etc.Mas a minha convicção é que o setor está hoje muito mais bem preparado. As pessoas que nele trabalham são muito qualificadas, o setor fez um grande investimento e uma grande transformação em matéria de bem-estar animal, de qualidade e segurança ambiental, de rastreabilidade, e continua a fazer investimentos no melhoramento tecnológico. Portanto acho que é um setor que deve alimentar confiança no futuro, em função de um conhecimento das dificuldades que ultrapassou com muito sucesso e que leva a que devamos ter grande admiração pelo que passou (…).Os tempos estão incertos e nós temos muitos desafios no mundo que nos obrigam a sermos muito ágeis, a antecipar problemas e dar soluções para esses problemas.

Isso implica, designadamente, que as empresas façam as suas preparações e os seus projetos, quer de investimento, quer de qualificação, quer de abertura de mercados. Mas também implica que o Estado responda com rapidez no licenciamento, com clareza nas decisões e isso é hoje mais importante no mundo que muda, e em que os outros Estados estão a apoiar as suas empresas, do que foi nos últimos tempos.

O mundo é incerto, mas temos hoje melhores condições de enfrentar os desafios do que tínhamos nas últimas crises, e é essa a mensagem que também quis partilhar aqui com esta fileira”.

Extrato de uma entrevista realizada no XI Congresso Nacional de Suinicultura. Mais desenvolvimento na próxima edição da Revista Voz do Campo.


SUBSCREVA E RECEBA TODOS OS MESES A REVISTA VOZ DO CAMPO

→ SEJA ASSINANTE (clique aqui)

One thought on ““Suinicultura tem grandes desafios devido às alterações geopolíticas”

Comments are closed.