David Neves, presidente da Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores – FPAS

“A nossa preocupação depende sempre da nossa ação. Há uma coisa que nós temos vindo a fazer ao longo destes anos, que é, no fundo, apresentar soluções. Por isso é que nós temos um Congresso como este, onde falamos de futuro.

Nós aqui alavancamos e identificamos um conjunto de constrangimentos — há alguns que vêm há algum tempo a esta parte — mas, essencialmente, aquilo que nos move é acreditarmos que há amanhã. Se não acreditássemos que há amanhã, naturalmente, não estaríamos aqui a discutir a este nível.

E, portanto, tendo em linha de conta aquilo que é o trabalho que vamos desenvolvendo, a pressão que vamos desenvolvendo junto dos decisores políticos, há aqui um conjunto, digamos, de alterações que têm de ser necessariamente ultrapassadas. Falámos há muito tempo das questões do licenciamento — já evoluímos nalguma coisa, mas não evoluímos naquilo que pretendíamos ainda evoluir. E temos a esperança, durante o prazo de um ano, que se consiga fazer muito a este nível (…).

Somos um setor resiliente, temos passado por várias crises (…). Aquilo que nós estamos hoje a fazer é preparar o setor e as empresas para aquilo que aí vem, para aquilo que são os desafios do futuro – a questão da digitalização, e aqui já falámos muito dessa área. Estamos a preparar e a trabalhar no sentido de podermos desenvolver uma plataforma que agregue, no fundo, tudo o que existe disperso, e possamos ter informação em tempo útil, que o setor precisa, porque a melhor ferramenta que pode existir de gestão é o conhecimento.

E, portanto, é com esperança — apesar de tudo, dos altos e baixos — que encaramos o futuro”.

Extrato de uma entrevista realizada no primeiro dia do XI Congresso Nacional de Suinicultura. O evento, organizado pela Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores, decorreu recentemente, no dia 8 e 9 de outubro, no Multiusos de Almeirim.

Mais desenvolvimento na próxima edição da Revista Voz do Campo.

 

Conteúdos relacionados:

Pedro Siza Vieira, ex-Ministro da Economia“O setor fez um grande investimento e uma grande transformação em matéria de bem-estar animal”

 

Nuno Correia (Agrupalto) fala sobre o futuro da suinicultura | XI Congresso Nacional de Suinicultura


SUBSCREVA E RECEBA TODOS OS MESES A REVISTA VOZ DO CAMPO

→ SEJA ASSINANTE (clique aqui)