Herdade dos Grous obtém o estatuto de Gold Member da IWCA, reconhecida pela sua liderança na ação climática e produção sustentável de vinho.

A Herdade dos Grous tem o orgulho de anunciar que obteve o estatuto de Gold Member da IWCA – International Wineries for Climate Action (www.iwcawine.org), após a aprovação do seu Inventário de Emissões de Gases com Efeito de Estufa (GEE) para 2024 pela Comissão de Revisão do Inventário da IWCA.

Este reconhecimento reflete o compromisso contínuo da Herdade dos Grous em mitigar as alterações climáticas, reduzir as emissões de CO2 e promover práticas sustentáveis em toda a indústria vitivinícola.

Atualmente, a IWCA conta com 47 adegas membros em todo o mundo.

Para alcançar este estatuto, a Herdade dos Grous reduziu progressivamente as suas emissões de GEE em comparação com o ano de referência, e a produção de energia renovável representou mais de 20% do consumo total de energia, atingindo uma impressionante percentagem de 60% em 2024. Este marco sublinha um importante passo em frente na união do setor vitivinícola em torno de objetivos comuns de descarbonização e gestão ambiental.

Desde 2018, a Herdade dos Grous tem vindo a calcular a sua pegada de carbono tanto na vinha como na adega, através de uma calculadora de GEE desenvolvida pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, em colaboração com o PSVA – Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo — uma iniciativa pioneira em

Portugal com crescente reconhecimento internacional, no âmbito da qual a Herdade dos Grous foi o primeiro produtor a obter certificação de Produção Sustentável – https://sustentabilidade.vinhosdoalentejo.pt/en/wines-of-alentejo-sustainabilityprogramme.

O inventário de emissões de GEE segue os requisitos do Protocolo Internacional de GEE e da IWCA, verificado de acordo com a norma ISO 14064:2018 para Inventário de Gases de Efeito Estufa e Cálculo da Pegada de Carbono.

Além disso, a auditoria de verificação realizada pela TÜV Rheinland Portugal confirmou que a Herdade dos Grous é CARBONO NEGATIVO, uma vez que sequestra mais carbono do que emite, alcançando um resultado, através das suas áreas florestais e práticas de gestão do solo, de: -544,79 tCO2e.

Localizada na região do Baixo Alentejo, onde os solos e as condições climáticas são particularmente desafiantes, a Herdade dos Grous reconhece a importância de desenvolver ferramentas para medir e gerir as emissões, ao mesmo tempo que implementa medidas para reduzir o impacto ambiental e mitigar as alterações climáticas.

Através da adoção de práticas de agricultura regenerativa, concebidas para harmonizar a agricultura com a natureza e promover a saúde do solo, a Herdade dos Grous alcançou com sucesso os seus objetivos de redução de GEE.“Estamos comprometidos em moldar um futuro onde a sustentabilidade está na vanguarda de cada garrafa. O nosso manifesto é uma declaração dos nossos valores comuns, da nossa missão e da nossa dedicação inabalável em fazer a diferença e impactar positivamente as pessoas e as regiões, através dos nossos vinhos.” – Luís Duarte, Gerente e Diretor de Enologia da Herdade dos Grous.

Esta conquista reforça a liderança e a visão de longo prazo da Herdade dos Grous, de um setor vitivinícola sustentável, onde a responsabilidade ambiental e social, bem como a produção de vinhos de qualidade, andam de mãos dadas.


SUBSCREVA E RECEBA TODOS OS MESES A REVISTA VOZ DO CAMPO

→ SEJA ASSINANTE (clique aqui)