Multinacional italiana colabora com a portuguesa WINEGRID e afirma-se como pioneira na integração de tecnologias de última geração nas suas soluções para a vinificação

A Enartis, multinacional italiana que opera no mercado de produtos e serviços enológicos e faz parte do Grupo Esseco, está mais uma vez na vanguarda da tecnologia em processos de vinificação. Tendo formado uma parceria com a WINEGRID, uma empresa de engenharia portuguesa especializada em soluções de monitorização da vinificação, a Enartis irá distribuir exclusivamente em todo o mundo as soluções inovadoras da WINEGRID, que detetam dados críticos em tempo real durante as várias fases de produção de vinho. A informação obtida é analisada e interpretada através de algoritmos avançados e tecnologias de Inteligência Artificial (IA) dentro de um sistema de informação proprietário numa plataforma SaaS (Software as a Service).

Em linha com a missão da Enartis de apoiar as adegas de todo o mundo a alcançar uma qualidade de vinho cada vez mais elevada, a tecnologia WINEGRID agora distribuída pela Enartis permitirá aos enólogos melhorar a tomada de decisões, aumentando a eficiência das suas adegas. De facto, devido às refinadas capacidades de análise e previsão, os enólogos poderão intervir prontamente com ações corretivas quando os parâmetros forem inadequados.

Esta parceria vai ao encontro da nossa vocação principal de estar sempre um passo à frente na nossa indústria. A interação com as formas mais avançadas de tecnologia propostas pela WINEGRID, incluindo a Inteligência Artificial, permite-nos oferecer, não só soluções e controlo, mas também uma conceção estratégica de vinhos com uma abordagem sistemática e científica“, diz Piermario Ticozzelli, Diretor de Negócios Estratégicos, Enartis.

De facto, a tecnologia inovadora proposta permite aos produtores de vinho monitorizar constantemente o processo de vinificação e efetuar análises preditivas da sua produção, minimizando a necessidade de amostragem e análise do produto durante o processamento.

Para nós, a Enartis representa o acesso à proximidade com o sector vitivinícola em todas as nações e a integração perfeita entre dois mundos de especialização nascidos separadamente, mas naturalmente complementares. Juntos ouvimos a ‘voz’ do vinho e fornecemos as soluções para as suas necessidades“, diz Rogério Nogueira, CEO e Cofundador da WINEGRID.

Sempre empenhada em combinar inovação e qualidade para produtos e serviços de enologia, a Enartis, juntamente com a WINEGRID, projeta o sector no futuro e traz o conceito de “Smart Enology ” para aumentar a competitividade e eficiência da adega, respeitando e reforçando constantemente a identidade do vinho.

  • Mantenha-se informado todos os meses!