A cooperativa agrícola “Terras de Felgueiras – Caves Felgueiras. CRL é uma cooperativa polivalente com um diversificado conjunto de objetivos, entre os quais o processamento e colocação dos produtos agrícolas produzidos nas explorações dos aderentes no mercado, é considerado um dos mais importantes.

De entre as secções que constituem esta Cooperativa destacam-se pela sua importância, a secção Vinícola e a secção Frutícola, a primeira vocacionada para a vinificação das uvas entregues pelos produtores e colocação no mercado dos vinhos produzidos a partir delas, e a segunda, destinada à conservação em frio, normalização e comercialização, dos kiwis produzidos nas explorações dos aderentes. A criação desta secção data do já longínquo ano de 1992, tendo inicialmente a ela aderido um conjunto de 7 cooperadores. Hoje agrega um vasto conjunto de associados (cerca de 130) uns com áreas instaladas já significativas, da ordem das dezenas de hectares de cultura instaladas, mas muitos outros que exploram pomares de reduzida dimensão (com área inferior a um hectare).

Os primeiros pomares instalados no concelho de Felgueiras datam dos anos 80 do século passado, após uma intensa campanha de divulgação levada a cabo junto dos agricultores. Esse processo contou com a ajuda de técnicos estrangeiros, nomeadamente franceses, os quais realizaram várias palestras sobre a cultura, à data considerada exótica. Desde logo despertou um enorme interesse junto de alguns empresários agrícolas, e apesar dos elevados níveis de investimentos exigidos para a instalação dos pomares, alguns decidiram apostar decididamente nesta atividade, e hoje são os maiores produtores de kiwi da Península Ibérica (…).

Autor:
Humberto Reis | Cooperativa Agrícola de Felgueiras