A multinacional italiana reafirma a sua liderança no desenvolvimento de vinificação “inteligente” através da integração de tecnologias de ponta com as suas soluções para a produção de vinho.

A Enartis, multinacional italiana do Grupo Esseco, que opera no setor das bebidas alcoólicas e no mercado dos produtos e serviços vitivinícolas, finalizou a aquisição da maioria do capital da WATGRID (marca no mercado: WINEGRID), uma empresa portuguesa que desenvolveu e patenteou uma tecnologia de ponta para monitorizar a produção de vinho através de sensores.

Com esta aquisição, a Enartis projeta-se como líder na digitalização e automatização das adegas modernas, em total sinergia com a oferta de produtos enológicos da empresa.

De acordo com Samuele Benelli, Diretor Geral da Enartis, “Este é um marco na evolução da Enartis, permitindo à empresa consolidar a sua posição global na indústria do vinho, oferecendo aos seus clientes uma gama integrada de produtos e serviços ainda mais abrangente e inovadora.”

A tecnologia da WINEGRID baseia-se na utilização de sensores inteligentes que são aplicados em diferentes fases da produção de vinho, particularmente durante a fermentação. Estes sensores recolhem dados em tempo real sobre o progresso da fermentação e outros parâmetros importantes. Os dados recolhidos são processados por software de Inteligência Artificial (IA) e algoritmos avançados num sistema de informação proprietário numa plataforma SaaS (Software as a Service), a qual fornece informações valiosas aos produtores de vinho sobre a fermentação e o afinamento do vinho, ajudando-os a tomar decisões de forma rápida e preditiva e a reduzir os custos de produção.

“Em linha com o objetivo da Enartis de trazer a “vinificação inteligente” para apoiar as adegas em todo o mundo, a tecnologia WINEGRID permitirá aos produtores aumentar a eficiência das suas adegas. Além disso, o software de IA permitir-lhes-á realizar análises preditivas da sua produção, minimizando a necessidade de amostragem e análise do produto durante o processo de vinificação”, disse Piermario Ticozzelli, Diretor de Negócios Estratégicos da Enartis.

“A Enartis representa uma oportunidade para a WINEGRID ganhar acesso direto ao setor da produção de vinho a nível global, devido à integração perfeita de competências entre os dois mundos, que são naturalmente complementares: juntos ouvimos a voz dos enólogos e damos resposta às suas necessidades”, disse Rogério Nogueira, cofundador e CEO da WINEGRID. “Este é um marco importante para acelerar a adoção da nossa tecnologia para extrair todo o potencial da colheita para mais produtores de vinho”, confirmou Lúcia Bilro, co-fundadora e CTO da WINEGRID.

Sempre empenhada, através da I&D, em combinar inovação e qualidade nos produtos e serviços enológicos, a Enartis projeta agora a indústria para o futuro, tornando o conceito de “Smart Enology” uma realidade para aumentar a competitividade e a eficiência na adega, devido a uma abordagem proactiva e preditiva do processo de vinificação que respeita e valoriza constantemente a identidade do vinho.

A Enartis, parte do Grupo Esseco, é uma empresa multinacional do setor das bebidas alcoólicas que oferece produtos inovadores, tecnologia de ponta, apoio técnico e um serviço ao cliente atento e consistente. Fundada com uma visão de futuro, a Enartis traçou uma história de sucesso caracterizada por uma inovação constante, uma especialização profunda e uma presença alargada, evoluindo ao longo do tempo para antecipar e satisfazer as necessidades do mercado global. Com mais de 230 colaboradores e uma rede de subsidiárias estrategicamente localizadas em todo o mundo vitivinícola, a Enartis oferece uma cobertura global e adapta as suas ofertas às especificidades de cada mercado. A aposta constante na investigação e desenvolvimento e o foco na sustentabilidade, permitem à Enartis garantir um serviço seguro e fiável, oferecendo soluções que aumentam a qualidade e a eficiência dos processos produtivos das empresas e adegas.

Após um primeiro acordo de colaboração e de distribuição em fevereiro de 2023, a Enartis detém agora uma participação maioritária na empresa portuguesa WINEGRID, integrando nas suas ofertas soluções inovadoras para a digitalização do processo de vinificação.

WINEGRID é um fornecedor líder de soluções inovadoras para digitalizar a produção de vinho desde a uva até à garrafa. A tecnologia patenteada de monitorização remota e em tempo real da WINEGRID permite uma abordagem proactiva e preditiva da vinificação com precisão de última geração. Com sensores inovadores, algoritmos avançados e IA, os sistemas WINEGRID contribuem para aumentar a produtividade e a eficiência, reduzindo custos e melhorando a tomada de decisões enológicas. WINEGRID está já a ser utilizado por produtores de vinho de renome em todo o mundo.

 

EDIÇÃO DE NOVEMBRO JÁ DISPONÍVEL