A escassez de água e a necessidade de uma gestão mais eficiente dos recursos hídricos são questões cada vez mais prementes na agricultura.
Face a esse cenário desafiador, a empresa espanhola Knitink Technologies tem se destacado ao desenvolver soluções tecnológicas inovadoras para a agricultura sustentável.
Em entrevista exclusiva à nossa reportagem, Miguel Del Toro Peters, representante da empresa, dá-nos conta dos motivos que impulsionaram o seu empenho profissional e os impactos positivos que a tecnologia da Knitink tem gerado. “É a própria experiência da família. Somos agricultores e temos a nossa própria quinta. Sentimos a necessidade de algo diferente, de fazer as coisas como nós queríamos e como os nossos clientes também desejavam. Queríamos um controle mais avançado com sensores, não apenas para monitorar, mas também para aumentar a produtividade e eficiência.
Ter um sistema totalmente automático é o caminho lógico, é o caminho da indústria, é o caminho de tudo o que está acontecendo com a tecnologia. Essa é a nossa visão”, afirma o empresário.
As alterações climáticas ao afetar a disponibilidade de água, oferecem-nos uma oportunidade para introduzirmos tecnologia
Ao abordar a relevância da escassez de água e das deficiências na gestão dos recursos hídricos, Miguel Del Toro Peters enfatizou: “aumentar a produção é um desafio, especialmente agora com a seca intensa no Sul de Portugal, Espanha e a nível mundial. As mudanças climáticas estão a afetar a disponibilidade de água. No entanto, essa situação oferece uma oportunidade para introduzirmos tecnologia e estamos a fazer isso com sucesso e diferentes culturas.”
Experiências de sucesso
A Knitink Technologies tem alcançado resultados notáveis em projetos de sustentabilidade agrícola. “Estamos atualmente envolvidos num projeto de sustentabilidade de morangos em Espanha, em parceria com a empresa Hidrosoph. Já estamos no segundo ano de demonstração e conseguimos uma economia de água de 20%, mantendo a produtividade. Além disso, temos uma parceria com a empresa Driscolls, a produtora mundial de pequenos frutos, para desenvolver um sistema que poupe água na área de Zambujeira do Mar, em Portugal”, termina Miguel Peters.