Historicamente entendia-se o solo como um ambiente inerte e há muitas pessoas que ainda não conhecem ou percebem a sua importância e os riscos da não preservação deste recurso. É preciso pontuar que o solo é um recurso natural não renovável. Quer dizer que, as perdas de solo quer seja por erosão, desertificação ou salinização são dificilmente recuperadas quando comparadas ao seu lento processo de formação.

O solo pode ser compreendido como um ambiente bastante heterogêneo e dinâmico composto por minerais, espaço poroso preenchido por gases e água e matéria orgânica.

Na matéria orgânica, uma pequena fração é biomassa viva, sendo representada por microrganismos e pela macrofauna. O solo desempenha funções básicas na agricultura, podendo ser considera como a infraestrutura ecológica da maioria das plantas e de quase todas as culturas agrícolas. É através do solo que as plantas recebem de forma contínua os nutrientes e a água e é nele que encontram o ambiente gasoso adequado ao desenvolvimento do seu sistema radicular.

Um solo saudável tem grande influência no crescimento das raízes e, portanto, também na parte aérea da planta. Proporciona melhor alimento à cultura e é uma barreira natural contra impactos extremos de eventos ambientais como a temperatura, o excesso de chuva e a escassez de água.

A matéria orgânica desempenha um papel fundamental na manutenção da saúde e qualidade do solo e é um indicativo crucial que sustenta toda a biodiversidade do ecossistema. Embora represente uma pequena parte da massa do solo, ela influencia fortemente a produtividade das plantas, condiciona diversas propriedades físicas, químicas e físico-hídricas do solo, equilibra a acidez e é substrato para a biota. Isso ocorre porque interage com a água, com o ar e com os componentes minerais da fase sólida, além de atuar como fonte de nutrientes e de energia para os microrganismos.

Uma estratégia importante para o agricultor que garante que o seu solo esteja em sintonia com a sustentabilidade agrícola é não abdicar da aplicação de matéria orgânica de boa qualidade, repondo e mantendo o seu solo com níveis adequados deste recurso, pois impactará diretamente em duas importantes questões: A fertilidade e a disponibilidade de água.

Soluções Nutrofertil

Aconselhar produtos da Gama Nutrofertil Profissional como o Fertigranu N3, o Fertimax Cavalo ou mesmo o Corretivo de Solo Húmus é aconselhar soluções que incutem nos solos uma interação da fração orgânica muito equilibrada com macro e micronutrientes. São produtos que irão otimizar a capacidade de reter e trocar iões e de equilibrar a acidez em níveis adequados, bem como a concentração de nutrientes na solução e no solo que são fortemente influenciadas pelo seu conteúdo, natureza química e bioatividade.Outro dos benefícios da aplicação de MO tem a ver com a disponibilidade de água nos solos. A matéria orgânica no solo pode reter maior massa de água do que a sua própria massa, o que significa que pequenos incrementos podem significar ganhos expressivos na quantidade de água disponível para a cultura e também na tolerância a períodos de stresse hídrico.

Tanto a maior retenção e disponibilidade de água no solo, em função do conteúdo orgânico, quanto a menor densidade, que permite o aprofundamento do sistema radicular, favorecem a capacidade da cultura em superar períodos secos, com menor comprometimento da colheita.

A sustentabilidade do solo é fundamental para o êxito da agricultura. Sem um solo saudável a tarefa de produzir alimentos de qualidade e em quantidade será inviabilizada. É neste sentido que precisamos de conhecer as suas dinâmicas e investir a longo prazo nos nossos solos.

Nutrofertil 

www.nutrofertil.com

Fotos: SM Transport & Consulting, Unip. Lda

→ Leia este e outros assuntos na edição de agosto/setembro 2023: