A Agroglobal tem vindo a ser, nos últimos anos, o mais importante certame para o mundo agrícola profissional. Num evento onde estão presentes todas as empresas do sector, é possível para um visitante acompanhar as mais recentes tendências e novidades do mercado, seja assistindo às palestras que são organizadas, através da visita aos stands das empresas, ou pela visita aos campos de demonstração, onde também é possível ver as sempre apreciadas máquinas em movimento no campo.Este ano, colocava-se um grande desafio à organização, que teve que vencer o cepticismo natural resultante da mudança de instalações de uma zona onde a Agroglobal teve tanto sucesso (perto de Valada), para o CNEMA, em Santarém. Na nossa opinião, embora alguns aspetos possam sempre ser melhorados, o evento correu bem e a organização está de parabéns.

Relativamente à Certis Belchim, a principal novidade prendia-se exactamente com a mudança de nome, de Belchim Crop Protection Portugal, para Certis Belchim Portugal. Esta alteração está englobada num processo muito mais vasto que é originado pela compra da Certis, e, posteriormente, da Belchim Crop Protection, pelo gigante japonês, Mitsui & Co. Sendo a Certis uma empresa dedicada 100% a produtos autorizados para o Modo de Produção Biológico, a sua junção com a Belchim Crop Protection, que já era detentora de alguns dos produtos mais reconhecidos do mercado, como por exemplo o Mildicut, o Chikara ou o Teppeki, veio dar origem ao novo catálogo da Certis Belchim, muito completo e repleto de produtos interessantes para o mercado. Neste portfólio, podemos encontrar a nova gama de Bio Racionais, produtos autorizados em Modo de Produção Biológico, mas que passaram por todo o processo de controlo e registo, como se fossem um produto convencional fitossanitário, pelo que têm uma Autorização de Venda (AV), o que dá um nível de garantia muito elevado aos nossos clientes e ao consumidor final.

Nesta gama de Bio Racionais, podemos destacar um novo produto que acabamos de lançar, que é o Tri-Soil, à base de Trichoderma atroviride, estirpe I-1237, eficaz contra várias doenças do solo (Rhyzoctonia, Fusarium, Pythium e Sclerotinia), causadas por fungos patogénicos e registado em batata, cenoura, alface e ornamentais. As Tricodermas são fungos, inimigos naturais dos fungos patogénicos, que ajudam a melhorar a sanidade, mas mantêm a diversidade do microbioma do solo, tão importante na agricultura sustentável para que trabalhamos hoje em dia.

→ Saiba mais na Revista Voz do Campo, edição de outubro 2023.