A FENAREG – Federação Nacional de Regantes de Portugal vai organizar o Encontro do Regadio 2023 – XIV Jornadas da FENAREG, em colaboração com a Associação de Regantes e Beneficiários de Silves, Lagoa e Portimão. O evento irá decorrer nos dias 11 e 12 de dezembro, em Alcantarilha, no Hotel Amendoeira Golfe Resort.

O Algarve é a região que enfrenta o maior problema de falta de água no país, com as reservas hídricas das albufeiras dos aproveitamentos hidroagrícolas da Bravura (8%) e do Arade (15%), no barlavento algarvio, em níveis extremamente baixos.

É neste contexto, que será apresentada uma proposta de medidas do setor agrícola para o Pacto Regional da Água e serão debatidas soluções para o regadio em tempos de escassez.

A edição deste ano incidirá no primeiro dia na revisão do Regime Jurídico dos Aproveitamentos Hidroagrícolas e no período da tarde no Pacto Regional da Água, seguido de uma mesa redonda sobre “Regadio em tempos de escassez – soluções” onde será abordado o recurso às águas superficiais, subterrâneas, águas para reutilização e à rega deficitária, contanto para tal com oradores diversos. No segundo dia irá se realizar uma visita ao Aproveitamento Hidroagrícola de Silves, Lagoa e Portimão.

→ Programa provisório → Inscrições aqui

 

One thought on “Encontro do Regadio 2023: XIV Jornadas da FENAREG (11 e 12 de dezembro)

Comments are closed.