A Comissão Europeia aprovou no passado dia 28 de novembro de 2023, a inscrição da «Cebola da Madeira» no registo das Denominações de Origem Protegidas (DOP). «Cebola da Madeira» é a designação dada aos bolbos produzidos segundo práticas tradicionais nas ilhas da Madeira e do Porto Santo.

Conforme refere a Comissão Europeia, o aroma é distinto, com notas de doçura e notas de enxofre ou alho, terrosas ou vegetais e fresco, com baixa pungência e persistência. Quando cozidos tornam-se mais suaves e adquirem notas defumadas, grelhadas ou de caramelo, mantendo a intensidade e a complexidade.

A freguesia do Caniço, na ilha da Madeira, é particularmente importante para a produção de “Cebola da Madeira”. Não só fornece a maior parte da oferta regional, como também recebe desde 1997 a Festa da Cebola para promover este produto tradicional e preservar o seu método de produção específico. Na ilha do Porto Santo, esta cultura enquadra-se no objetivo estratégico de salvaguarda, valorização e otimização dos recursos agrícolas e culturais da ilha.