A Revista Voz do Campo esteve presente no seminário dedicado às exportações no agroalimentar do Algarve, realizado no passado dia 12 de dezembro de 2023, no auditório da DRAP Algarve (Patacão – Faro).

Uma organização da DRAP Algarve em articulação com a CCDR Algarve I.P.

Constatou-se que as empresas exportadoras do agroalimentar algarvio têm efetuado uma abordagem cada vez mais profissional na valorização dos seus produtos, apostando crescentemente na promoção e escoamento internacional, e lutando contra todos os constrangimentos resultantes das alterações climáticas, onde avulta a seca e a escassez hídrica, que afetam de sobremaneira o Algarve.

Para vencer os desafios da exportação/internacionalização é imprescindível reforçar a competitividade das empresas regionais nos mercados internacionais, para o que se revela fundamental melhorar o acesso à informação sobre esses mesmos mercados e dos incentivos disponíveis para o período de programação 2030, estabelecer parcerias que permitam a partilha de riscos e de sinergias, bem como a geração de economias de escala.

Este foi o motivo e o contexto que levou à realização do seminário “Exportação no Agroalimentar do Algarve”, no passado dia 12 de dezembro na DRAP Algarve, no qual as organizações de fileira, PortugalFoods e Portugal FRESH apresentaram as respetivas estratégias de internacionalização em vigor, enquanto a aicep Portugal Global e a DGAV – Direção-Geral de Alimentação e Veterinária abordaram temáticas de interesse sobre mercados de exportação.

José Apolinário, Presidente da CCDR-Algarve e António Pina, Presidente da AMAL deram inicio à sessão, que terminou com um debate entre representantes dos programas operacionais Algarve2030, PEPAC e MAR2030 e empresários de empresas algarvias representativas da hortofruticultura, flores e plantas ornamentais e das pescas / aquacultura, moderado pelo Diretor Regional da DRAP Algarve, Pedro Valadas Monteiro.

Os últimos dados do INE revelam que a indústria agroalimentar nacional, alcançou os €3.646 milhões de exportações nos primeiros seis meses do corrente ano, o que traduz um crescimento de 9,43% face a igual período homólogo de 2022, em que já tinha ultrapassado os 8,5 mil milhões de euros de vendas ao exterior.

Também em 2022, as exportações portuguesas de frutas, legumes e flores ultrapassaram, pela primeira vez, a barreira dos 2.000 milhões de euros. Entre os principais produtos exportados avultam algumas produções de referência na região do Algarve, como os citrinos e os pequenos frutos. E, já este ano, entre janeiro e junho, as vendas internacionais cresceram 8,3%, superando 1.000 milhões de euros, o que aconteceu pela primeira vez num primeiro semestre, sendo ambição atingir os 2.500 milhões de euros de exportações em 2030.

Mais informação brevemente na Revista Voz do Campo.