13º Encontro Nacional de Produtores de Mirtilo
Gestão da água, mão de obra e drosophila suzukii: questões cruciais para a fileira do Mirtilo
13º Encontro Nacional de Produtores de Mirtilo | 06/03/2025
13º Encontro Nacional de Produtores de Mirtilo | 07/03/2025 (apresentações de tecnologias)
↓ Acompanhe o direto da nossa reportagem Voz do Campo.
Parte da manhã:
› Sessão de abertura: Carlos Adão (Presidente da ANPM – Associação Nacional de Produtores de Mirtilo), Paulo Alexandre Bernardo Fernandes (Presidente da Câmara Municipal do Fundão) e Vasco Estrela (Vice-Presidente da CCDR Centro)
↓ Entrevistas com: Carlos Adão (Presidente da ANPM), Jorge Duarte (Fundador da Hortitool Consulting), Fernando Martino (Consultor Chileno), Pedro Brás de Oliveira (INIAV), Tiago Sá (CEO da Wisecrop), Nuno Pais (Sócio-gerente da NBerry), Fernando Ribeiro (VENKO Solutions), Brigite de Matos – (Técnica comercial da EDAF), Patrícia Noya (Técnica comercial da PLYMAG), Ana Coimbra (Gestora de clientes da Naturalfa).
↓ Entrevistas com: João Lage (Técnico da Fitolivos) e Francisco Matos Silva (Presidente da BDP Bagas de Portugal).
Conteúdos relacionados:
Galeria de fotografias:
Nos dias 6 e 7 de março de 2025, o Centro de Negócios e Serviços / Multiusos do Fundão foi o palco do 13º Encontro Nacional de Produtores de Mirtilo, o maior fórum dedicado à fileira do mirtilo em Portugal. Este evento reuniu técnicos, investigadores nacionais e internacionais, consultores, fornecedores de produtos e serviços, e comercializadores, proporcionando, acima de tudo, uma valiosa oportunidade para a interação e partilha de experiências entre os produtores de mirtilo.
Organizado pela ANPM – Associação Nacional de Produtores de Mirtilo, com o apoio da Câmara Municipal do Fundão e em colaboração com o INIAV – Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I.P., e o COTHN – Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional, este evento levou mais de 300 participantes ao Município do Fundão.
O encontro decorreu ao longo de dois dias: o primeiro dedicado a um ciclo de palestras e sessões técnicas especializadas. O segundo dia foi marcado por seminários técnico-comerciais, workshops, e uma visita de campo com a apresentação de inovações agrícolas, incluindo demonstrações de tecnologias IoT aplicadas à agricultura, drones, automação e outras soluções inovadoras reveladas.
“O crescente interesse por esta cultura, bem como os desafios no atual contexto internacional, motivam a discussão sobre o posicionamento da fileira, sobre boas práticas e evolução das explorações, mas também sobre a sua rentabilidade, produtividade, competitividade e viabilidade económica, tornando esta edição num importante momento de partilha de conhecimento e aprendizagem informal”, afirma Carlos Adão, presidente da Associação Nacional de Produtores de Mirtilo (ANPM).