Na Sessão inaugural da 92ª Sessão Geral da WOAH, que teve lugar em Paris, no passado 25 de maio, a delegação portuguesa foi liderada por Susana Pombo, Diretora-Geral de Alimentação e Veterinária, Ana Caria, Chefe de Divisão de Epidemiologia e Saúde Animal (DGAV), Henrique Carvalho, Chefe de Divisão da Divisão de Internacionalização e Mercados (DGAV) e Patrícia Inácio, vogal do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV, IP).Esta delegação contou ainda com a presença do Ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes, com Eduardo Diniz, Diretor-Geral do GPP – Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral.

Durante a cerimónia de abertura, Susana Pombo, na qualidade de Presidente do Conselho da Organização Mundial de Saúde Animal disse que a “WOAH nasceu da convicção de que só através da colaboração global podemos enfrentar as ameaças à saúde animal. Hoje, 100 anos depois, esta convicção continua tão verdadeira, e tão urgente, como sempre”.

“O mundo está a observar a forma como respondemos — não apenas às doenças, mas à complexidade, às mudanças e às crescentes expectativas colocadas nos serviços veterinários e na liderança baseada na ciência”, marcando um ponto de viragem, continuou. No entanto, estamos “unidos por um propósito que transcende fronteiras, políticas e fusos horários: proteger os animais, salvaguardar as pessoas e apoiar os meios de subsistência através da ciência e da solidariedade”.

O seu discurso terminou com um apelo:

“Vamos honrar o nosso legado centenário preparando os próximos cem anos – com clareza, coragem e cooperação”.

Durante esta Sessão foi lançado o primeiro Relatório sobre o Estado da Saúde Animal no Mundo, consulte-o aqui: https://www.woah.org/en/the-state-of-the-worlds-animal-health

De acordo com o programa, ao longo dos próximos dias da Assembleia Geral os delegados vão analisar os trabalhos:

de revisão abrangente dos documentos e regras de fundação para garantir que a governação se mantém adequada ao propósito num mundo em mudança (Resolução n.º 12 de 2024)

 de desenvolvimento do 8º Plano Estratégico da WOAH, que vai orientar a direção e as prioridades da WOAH, de 2026 a 2031.


SUBSCREVA E RECEBA TODOS OS MESES A REVISTA VOZ DO CAMPO

→ SEJA NOSSO ASSINANTE (clique aqui)