Marco Versari, presidente da Biorepack

Marco Versari, presidente da Biorepack, foi orador convidado do Plastics Summit que decorreu em outubro em Lisboa. Foi também Vice-presidente da Assobioplastiche e membro do Conselho Diretivo do CIC – Italian Compost Producers Alliance. Marco Versari tem uma vasta experiência na área da sustentabilidade, tendo também desempenhado funções como diretor de Assuntos Públicos Globais na Novamont. O responsável explica que “Biorepack é a primeira entidade que se relaciona com a reciclagem orgânica de embalagens compostáveis”, um modelo que, segundo afirma, contribuiu para tornar eficiente o sistema de gestão de resíduos orgânicos em Itália. “Isso significa que em Itália temos um sistema em que a reciclagem compostável de embalagens se faz juntamente com o desperdício alimentar”, refere.

Marco Versari sublinha que a Biorepack “faz parte da Conai”, o sistema italiano responsável pela reciclagem de embalagens, e que “sob a umbrela deste consórcio há sete consórcios verticais que reciclam embalagens de papel, vidro, alumínio e também as compostáveis”. Sobre o funcionamento prático do modelo, explica: “O que fazemos? Fazemos contratos com autarquias locais e pagamos às autarquias pela recolha, transporte e reciclagem orgânica de embalagens compostáveis (…)”.

“Os resíduos alimentares são o fluxo mais importante dos resíduos que geramos. Nós, como cidadãos, geramos todos os dias. Mas a recolha é muitas vezes complicada, porque o resíduo alimentar é muitas vezes sujo e líquido, atrai animais e insetos. Então, o saco é a primeira ferramenta para ajudar os cidadãos a fazer esta recolha. Mas o saco deve ter a mesma durabilidade e as mesmas características de fim de vida dos alimentos”, defende.

Extrato de uma entrevista concedida à Voz do Campo. Não perca a entrevista completa na edição de dezembro.

Conteúdo relacionado: 


SUBSCREVA E RECEBA TODOS OS MESES A REVISTA VOZ DO CAMPO

→ SEJA ASSINANTE (clique aqui)