João de Portugal – Docente da Escola Superior Agrária de Beja
“O tema dos cereais é um tema que tem estado um pouco esquecido, por não dizer muito esquecido, em termos da agricultura nacional (…). O presente evento técnico enquadra-se nas orientações estratégicas nacionais que visam reduzir a dependência externa de cereais, promovendo a autossuficiência e a competitividade do setor.
A Estratégia Nacional para a Promoção da Produção de Cereais, aprovada pelo Conselho de Ministros em 2018, constituiu um marco inicial neste desígnio, ao qual se veio somar, mais recentemente, a nova Estratégia + Cereais. Esta dá continuidade aos esforços para aumentar a produção sustentável de cereais em Portugal, reforçando o autoaprovisionamento e garantindo a segurança alimentar, com foco em medidas prioritárias e estratégias para fortalecer o setor. Esta iniciativa pretende reunir especialistas e agentes do setor para analisar os desafios atuais, identificar oportunidades e definir soluções que possam contribuir para o aumento da produção nacional (…)”.
Extrato da sua intervenção como moderador do 1º painel, Fileira dos Cereais: Tecnologias Emergentes para a Sustentabilidade, no âmbito da 3ª Conferência InovEnsino realizada na Escola Superior Agrária de Beja.
Na edição de fevereiro, não perca a reportagem completa!
Conteúdo relacionado:
InovEnsino: 4.ª Conferência na Escola Superior Agrária de Ponte de Lima (26 de fevereiro)


