O setor energético tem evoluído e se adaptado às novas necessidades das pessoas, das empresas e, claro, do ambiente. No entanto, algumas empresas como a Goldenergy já há anos oferece diferentes opções de energia limpa que se adaptam às necessidades dos seus clientes.

Com efeito, ao contratarmos tarifas ajustadas às nossas necessidades domésticas, podemos poupar consideravelmente nas faturas de eletricidade ao longo do ano. No entanto, isso não é tudo e há muito mais que podemos fazer para poupar.

Naturalmente, não precisa de perder em qualidade dos serviços ou de diminuir o tempo de contratação para que o valor a pagar seja menor. A Goldenergy partilha connosco alguns grandes conselhos para conseguir diminuir o gasto energético mensal e anual.

Com pequenas mudanças no nosso quotidiano, podemos poupar bastante energia. Apenas observe os seus hábitos de maior consumo, adapte-os e comece a desfrutar da poupança que merece. Ao seguir estes conselhos da Goldenergy, verá que poupar na fatura de luz é mais fácil do que imagina!

1. Escolha a potência elétrica necessária

Não raramente, o alto valor das faturas de energia resulta da falta de atenção à potência contratada. Afinal, o que contratamos pode ser muito superior ao que precisamos.

Se em casa não costuma utilizar muitos dispositivos elétricos de uma só vez, pode haver espaço para diminuir a potência contratada, sem por isso comprometer o fornecimento de energia.

Reveja a sua potência contratada, calcule como poderá diminuí-la e comece a desfrutar dos grandes resultados que virão em consequência desta pequena mudança.

2. Aproveite as opções horárias

Com o objetivo de diminuir o gasto energético, nos últimos anos algumas empresas criaram tarifas adaptadas a determinados horários.

Esta nova forma de consumo consiste em concentrar pelo menos 30% da luz que consumimos num horário especial determinado pela comercializadora de energia.

Há três tipos de tarifas: a simples, a bi-horária e a tri-horária.

  • Na primeira, a tarifa de eletricidade é a mesma durante toda a semana e em qualquer altura do ano.
  • Na tarifa bi-horária, os preços da energia variam entre horários “fora de vazio” e “vazio”, sendo o consumo mais barato no período noturno e aos fins de semana. Esta é a tarifa mais comum entre os que optam pelos horários especiais.
  • Na última, a cobrança da eletricidade é feita de acordo com três períodos de consumo, que variam desde o mais barato até ao mais caro.

Os períodos contemplados pela tarifa bi-horária podem ser divididos em ciclos diários, sendo os períodos mais económicos iguais para todos os dias do ano, e os ciclos semanais, em que os preços mais económicos distinguem-se entre dias úteis e sábado e domingos.

Para saber qual tarifa adotar e em qual ciclo horário, precisa de fazer uma análise dos hábitos de consumo da sua casa. Afinal, o que é melhor para uma pessoa solteira, pode não o ser para uma família com crianças.

3. Produza a sua própria energia verde

Já alguma vez pensou em mudar a energia da sua casa para uma energia verde e limpa, como a energia solar? Provavelmente conhece alguém que sequer considerou esta hipótese, por pensar que a instalação dos paineis fotovoltaicos poderia ser demasiado cara.

No entanto, atualmente, empresas como a Goldenergy garantem uma rápida instalação com um baixo custo. Verá como a sua fatura de luz poderá ser consideravelmente reduzida apenas com a implementação desta modalidade de energia verde.

4. Ajuste a temperatura do seu aquecedor

Quando começa o frio, é comum elevarmos a temperatura do aquecedor além do necessário. Com efeito, a temperatura ideal está entre os 19º e os 21ºC, mas pela noite o recomendado é baixá-la até atingir a faixa dos 15º aos 17º, ou mesmo desligar o aparelho.

Esta pequena mudança terá um grande impacto na fatura, já que cada grau adicional equivale a um aumento de até 7% no consumo. Além disso, deverá garantir um bom aquecimento da caldeira e dos radiadores, evitando o descontrolo nas faturas devido às avarias dos equipamentos.

5. Utilize os eletrodomésticos eficazmente

Escolha sempre os programas ECO ou as opções que funcionem com baixas temperaturas, já que o aquecimento da água ou dos eletrodomésticos implica num maior consumo energético.

As temperaturas recomendadas para os diferentes eletrodomésticos são:

  • Máquina de lavar roupas: entre 40ºC e 50ºC
  • Máquina de lavar loiças: programas ECO ou a menos de 50ºC
  • Frigorífico: posicione-o onde haja bastante espaço, para evitar o sobreaquecimento. Não abuse das temperaturas demasiado baixas, já que estas requerem maior consumo de energia.

Lembre-se de que mudar a sua tarifa energética irá garantir uma economia considerável na sua fatura de luz. Por isso, reveja os seus serviços contratados e escolha a tarifa de luz que melhor se adapte às suas necessidades e aos seus hábitos de consumo.

A grande quantidade de ofertas e condições disponíveis no mercado permitem-lhe encontrar tarifas altamente competitivas. Além disso, a mudança na tarifa é gratuita sempre que o cliente cumpra o período de faturação vigente.

Ao mudar de empresa de eletricidade, poderá encontrar bons preços de kWh e até adotar uma nova forma de consumo, como a energia verde fornecida pela Goldenergy.

Siga estes conselhos e comece a poupar ainda hoje na sua fatura de luz!