«Ajudem-nos a fazer uma Universidade cada vez melhor»

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) reuniu, desde o dia 19 de julho e durante quatro dias, cerca de 200 professores da região norte no 16º Curso de Atualização em áreas fundamentais do exercício docente a requerer métodos inovadores, como sejam a didática das ciências, educação em ciência, património cultural e recursos naturais, educação matemática, língua portuguesa, expressões e psicologia, entre outras.

Na sessão de abertura, a responsável do curso, Isilda Rodrigues, apresentou um vídeo historiando o percurso ao longo das 15 edições anteriores e realçou a importância desta iniciativa por representar para os professores “uma oportunidade única para se atualizarem sobre as melhores práticas pedagógicas, explorar novas metodologias de ensino, entender as necessidades dos alunos em constante mudança e partilhar ideias e experiências com colegas que compartilham a mesma missão”.A presidir à sessão, o reitor da UTAD, Emídio Gomes, realçou a notável dinâmica deste curso pela grande adesão de professores que, anualmente, acorrem à Universidade. “A vossa missão é cada vez mais difícil, cada ano é um novo desafio, pelo que o vosso trabalho obriga a uma atualização permanente, e daí o enorme interesse desta formação”. Lembrou também que os participantes “são hoje os professores dos futuros alunos da UTAD”, lançando-lhes esta mensagem: “Sejam, por isso, muito bem-vindos à nossa Universidade e ajudem-nos a fazer uma universidade cada vez melhor”.

Ao longo dos quatro dias, o modelo de formação privilegia sessões de natureza prática. Incorpora saídas de campo e orienta-se por perspetivas inovadoras que não privilegiam sessões formais, mas valorizem as atividades de (auto)formação participada e de formação mútua, estimulando uma “reflexão na prática e sobre a prática”.