A Belchim Crop Protection Portugal, enfrenta neste ano de 2023 uma fase de importantes mudanças que já estão a revolucionar completamente a empresa.

O processo começou em 2021, com a compra da Belchim Crop Protection por parte da Mitsui & CO., num processo que começou em 2019 e terminou em 2021.A Mitsui & CO. é um gigante da economia japonesa, com muitas áreas de negócio, entre elas, a área agrícola, onde no seu portefólio de empresas, já se incluía a Certis, empresa que nos últimos 15 anos, se tem dedicado em exclusivo ao desenvolvimento e comercialização de soluções biológicas (Bio Racionais) para a proteção de plantas. A aquisição da Belchim Crop Protection, permitiu à Mitsui & CO. fazer uma fusão das duas empresas, criando a Certis Belchim, que junta um grupo de produtos de síntese provenientes da Belchim Crop Protection, onde se incluem várias especialidades, com o catálogo da Certis composto por vários Bio Racionais (Bio Fungicidas e Bio Inseticidas), formando portfólio muito vasto e rico em soluções que visam promover cada vez mais uma agricultura sustentável. Metade dos produtos que vamos receber no nosso portefólio no futuro, são Bio Racionais.

A Certis Belchim é detida por 5 acionistas, totalmente japoneses (Mitsui & CO., ISK, Nisso, Mitsui Chemicals e Kumiai Chemical Industry CO, LTD), empresas fundamentalmente de investigação de produtos e a Mitsui & CO. tem parcerias estratégicas com várias outras empresas, o que lhe dá acesso um vasto pipeline de produtos para o futuro, uma vez que o Japão é provavelmente a zona do mundo com uma investigação mais desenvolvida, tanto a nível de quantidade, como de qualidade. É importante referir que metade dos produtos que vamos receber no nosso portefólio no futuro, são Bio Racionais, ou seja, produtos com AV (Autorização de Venda) que têm autorização de comercialização em Modo de Produção Biológico.

Este aspeto dá muita confiança quanto à qualidade e eficácia dos produtos, que são submetidos à mesma bateria de rigorosos ensaios que os produtos de síntese química, com classificações ecotoxicológicas e níveis de eficácia bem definidos, mas que normalmente não têm Intervalo de Segurança (ou é muito reduzido) e sem LMR (Limite Máximo de Resíduos).

Apesar de na prática a equipa em Portugal já ter assimilado a nova filosofia e já ter o portefólio completo de produtos Certis Belchim, a mudança oficial para o novo nome apenas vai decorrer em Outubro de 2023.

No âmbito desta fusão e das novas diretrizes da empresa, está a ser desenvolvido um projeto inovador, com o nome Growing For The Future (G4TF), que apresenta soluções integradas aos produtores, com o objetivo de, mantendo a eficácia dos tratamentos, reduzir o número de substâncias químicas de síntese utilizadas, diminuir a presença de resíduos nos produtos finais, avaliar o coeficiente de impacto ambiental (através do método da Universidade de Cornell), e ao mesmo tempo, avaliar também a viabilidade económica do processo. Para além dos fornecedores (Certis Belchim) e dos produtores, estão envolvidas também as cadeias de distribuição e retalho, que já fazem um trabalho muito importante no controlo de qualidade e resíduos dos produtos que distribuem, mas que querem estar envolvidos neste processo e garantir que os seus produtores têm acesso às mais recentes soluções do mercado, que permitam apresentar a maior segurança alimentar possível para os consumidores.

As soluções apresentadas são cada vez mais uma mistura dos produtos de síntese química, com os Bio Racionais, embora em algumas culturas já seja possível fazer um esquema 100% autorizado em Modo de Produção Biológico.

Ao nível dos herbicidas, uma das grandes referências da empresa é o Chikara®/Katana® (flazassulfurão), com um largo espectro de ação e persistência, mas o grande projeto é a promoção e desenvolvimento do Katoun Gold® (ácido pelargónico), que é um herbicida natural de contacto, com uma ação muito rápida (algumas horas), capaz de controlar a maioria das infestantes, com enorme segurança para o aplicador e para os demais, razão pela qual, está a ser adoptado cada vez mais pe- las Câmaras Municipais para controlo de infestantes em áreas habitadas.

Relativamente aos fungicidas, e tomando como exemplo a vinha, para além dos muito conhecidos Mildicut® (anti míldio com ciazofamida), e Kusabi® (anti-oídio com piriofenona), a Certis Belchim inclui nos seus esquemas de tratamento, produtos 100% naturais, como o Amylo-X® (Bacillus amyloliquefaciens subsp. plantarum , estirpe D747), que é obtido a partir de bactérias e que é usado para combater a podridão cinzenta (Botrytis cynerea) ou o Armicarb® (hidrogenocarboneto de potássio) para o controlo de oídio e podridão cinzenta (Botrytis cynerea), para mencionar apenas alguns.

Ao nível dos insecticidas, a Belchim já possuía o Teppeki®, um dos mais conceituados no mercado devido à sua eficácia, mas também pelo seu perfil muito favorável para os auxiliares, que é uma das características mais importantes para a aprovação de um produto hoje em dia. Para completar este catálogo, a Certis Belchim tem várias soluções Bio Racionais para o controlo de pragas, como por exemplo o Delfin® (Bacillus thuringiensis sp. kurstaki, estirpe SA11), o Natur Breaker® (piretrina natural), o Eradicoat Max® (maltodextrina) ou o Botanigard® (Beauveria bassiana, estirpe GHA).

Pedro CabanitaMarketing Manager

→ Leia este artigo e outros assuntos na edição de julho 2023: