Sérgio Ferreira, presidente da AIHO – Associação Interprofissional de Horticultura do Oeste
“Faço um balanço muito positivo destes 30 anos, mas um balanço de grande dificuldade no arranque da associação. Os fundadores (…) tiveram uma visão de união e de criar uma associação para tornar toda esta região do Oeste mais forte, mais coesa e com mais capacidade produtiva. Trinta anos depois, nós já éramos, mas melhoramos e reforçamos: Somos os maiores produtores de hortícolas do nosso país, exportamos uma grande quantidade de produção e é extremamente importante até a nível de capacidade de coesão social dentro do nosso território. Temos tudo para continuar mais 30 anos fortes (…).
O grande temporal de 2009 foi um marco extremamente importante. Tivemos grandes estragos, mas olharam para isto como uma oportunidade, deram a volta e reforçaram.
A outra situação foi a nova crise da E. coli na Europa, em que houve um trabalho muito grande da Associação para gerir as retiradas e ajudar a produção a aguentar todo este impacto.
Naturalmente, nos últimos anos, todo o trabalho de promoção que temos feito, em conjunto, tem procurado soluções não só de mercado — que depois cada empresa faz o seu trabalho — mas também de levar o nome da horticultura do Oeste mais longe (…)”.
Extrato de uma entrevista concedida à Voz do Campo, por ocasião do VII Encontro & IV Gala da Fileira Hortícola do Oeste, que assinalou os 30 anos da Associação Interprofissional de Horticultura do Oeste.
Não perca os desenvolvimentos na edição de janeiro de 2026.
Recorde os melhores retratos do evento:

