Philippe Appeltans – CEO da BelOrta
A cooperativa BelOrta ilustra o impacto da escala. Trata-se da marca de frutas e legumes mais conhecida na Bélgica, comercializa 770 milhões de unidades por ano, exporta para mais de 75 países e fatura 665 milhões de euros por ano.
Este panorama foi apresentado por Philippe Appeltans, CEO da BelOrta que falou à Voz do Campo. Philippe Appeltans explica que a BelOrta consegue comercializar mais de 80% ou pelo menos metade da produção de alguns produtos através da organização. “Isso é graças ao trabalho árduo dos produtores e são os mesmos que assumem a responsabilidade no conselho de administração, porque unir forças não tem somente a ver com economia, mas também com a construção de confiança entre si”, refere.
Para Philippe Appeltans, avançar no setor exige uma mudança de mentalidade: “Antes, as pessoas pensavam que se eu ganhar 5 cêntimos por quilograma a mais do que o meu vizinho, eu trabalhava bem. Mas não se trata de ter mais 5 cêntimos do que o vizinho, trata-se de se juntarem os agricultores e ambos poderem ter mais 10 ou 20 cêntimos. E esta é a forma de avançar (…)”.
Extrato de uma entrevista concedida à Voz do Campo à margem da Conferência “Construir Valor em Conjunto”.
Não perca a reportagem completa na edição de janeiro de 2026.
Conteúdo relacionado:


