A Wisecrop, uma empresa especializada em soluções tecnológicas para a agricultura, tem marcado presença constante no Encontro Nacional de Produtores de Mirtilo, patrocinando a iniciativa em diversas edições, conforme explica à nossa reportagem Tiago Sá, representante da empresa, que sublinha a relevância da fileira do mirtilo no mercado agrícola português e como ela tem crescido de forma significativa nos últimos anos.

De acordo com Tiago Sá, a Wisecrop, ao longo de seus 11 anos de operação, tem acompanhado esse crescimento com o desenvolvimento de soluções que se ajustam às necessidades do setor, oferecendo apoio tanto na gestão agrícola como na otimização das operações. Embora a Wisecrop seja um sistema de gestão agrícola transversal e aplicável a diversas culturas, a empresa tem vindo a desenvolver soluções específicas para o mirtilo. “A nossa presença neste evento tem como objetivo divulgar as ferramentas que temos vindo a desenvolver para esta fileira, além de apresentar casos de sucesso de produtores que já as utilizam”, explica Tiago Sá. De acordo com o responsável, a Wisecrop destaca-se por estar constantemente em sintonia com as necessidades dos produtores, oferecendo soluções que contribuem para o aumento da produtividade e eficiência.

Fruitrack – é uma aplicação desenvolvida em parceria com vários produtores agrícolas para aliviar a gestão da colheita com mão de obra intensiva

Uma das soluções mais inovadoras apresentadas pela empresa durante o evento foi o Fruitrack, uma aplicação móvel que permite a monitorização em tempo real da performance de colheita, através de uma leitura de códigos de barras ou de QR Codes. Tiago Sá, diz que esta ferramenta fornece informações precisas sobre o número de quilogramas colhidos por hora, por equipa ou por variedade, permitindo aos produtores tomar decisões imediatas e não apenas ao fim de um ciclo de produção. A monitorização em tempo real facilita o aumento da velocidade de colheita e, ao mesmo tempo, assegura a qualidade da fruta. “O principal benefício é a redução dos custos de investimento e o aumento da produtividade”, ressalta Tiago Sá.

O principal benefício é a redução dos custos de investimento e o aumento da produtividade”, ressalta Tiago Sá à nossa reportagem

A adesão dos produtores às soluções tecnológicas tem vindo a crescer de forma significativa.

Tiago Sá observa que, embora a tecnologia agrícola ainda seja relativamente nova para alguns, a sua integração tem mostrado vantagens claras, como redução de custos e aumento de rentabilidade. A empresa procura garantir um retorno de investimento rápido aos seus clientes. “O que importa no final do ano é o dinheiro que sobra, e com ferramentas como o Fruitrack, o retorno pode ser alcançado já na primeira semana de utilização”, afirma.

A Wisecrop, ao longo dos seus 11 anos de atividade, tem evoluído com base no feedback contínuo dos seus clientes. Tiago Sá destaca que a empresa desenvolve soluções a partir das necessidades reais dos produtores, o que tem permitido a constante melhoria da plataforma e das ferramentas oferecidas. A integração de sensores de alta qualidade e equipamentos na plataforma tem como objetivo fornecer dados ainda mais precisos e úteis para os agricultores.

Refira-se que, no segundo dia do Encontro Nacional de Produtores de Mirtilo, a Wisecrop teve a oportunidade de, durante o seminário técnico e comercial, mostrar aos participantes as suas soluções e como estas podem ser aplicadas para melhorar a gestão da colheita e a eficiência dos processos produtivos. A empresa aproveitou a ocasião para destacar o impacto positivo da tecnologia na produtividade e rentabilidade dos produtores, reforçando o seu compromisso com a inovação e a transformação digital no setor agrícola.

Saiba mais sobre a Wisecrop!

→ Leia a reportagem completa do 13º Encontro Nacional de Produtores de Mirtilo na Revista Voz do Campo  edição de abril 2025, disponível no formato impresso e digital.

(Re)Veja a entrevista e alguns momentos do Encontro:


Conteúdo relacionado:

Fundão 4.0 | Uma rede de conhecimento ao alcance de todos


SUBSCREVA E RECEBA TODOS OS MESES A REVISTA VOZ DO CAMPO

→ SEJA NOSSO ASSINANTE (clique aqui)