Carolina Oliveira – Quinta de Marzovelos

Carolina Oliveira, da Quinta de Marzovelos, apresentou o seu projeto de turismo gastronómico assente na sustentabilidade territorial e explica que “é um projeto de turismo gastronómico, que tem como base a sustentabilidade do território e nós precisamos desse território”.

A responsável, que também é chef de cozinha, recorda que ao elaborar o plano de negócios, identificou um risco decisivo: “A falta de ingredientes para conseguir ter, de facto, uma oferta gastronómica diferenciadora. À exceção do vinho, que está com boa saúde, e talvez do queijo Serra da Estrela, estamos com muita fragilidade nas carnes e até nos poucos peixes”.

Carolina Oliveira define o território do seu restaurante como a região centro e afirma que “Viseu é o centro e o coração das cinco serras que nos rodeiam”.  Para a responsável “o turismo é um veículo para dar visibilidade à produção territorial, e os turistas estão a escolher territórios alternativos onde ainda encontram autenticidade (…)”.

Extrato da sua intervenção durante o 2º painel, Gastronomia, Turismo e Bem-Estar, no âmbito da 2ª Conferência InovEnsino realizada na Escola Superior Agrária de Viseu.

Não perca a reportagem completa na edição de janeiro de 2026.


Veja tudo sobre o ciclo de Conferências InovEnsino:

→ Consulte aqui toda a informação


SUBSCREVA E RECEBA TODOS OS MESES A REVISTA VOZ DO CAMPO

→ SEJA ASSINANTE (clique aqui)